Blog

Tendências e novidades sobre tecnologia e negócios

24/06/2020 | 3 min de leitura

AMcom

Conectamos pessoas à tecnologia para transformar vidas.

A próxima tecnologia do Agronegócio: Conheça o RPA.

Se temos um “super-herói” no meio de tantas incertezas e crises em várias esferas, este é o Super Agro. O Agronegócio vem se mostrando resiliente e é o único setor que registrou alta no PIB nacional neste primeiro trimestre de 2020, impulsionado pela excelente safra de soja que tem perspectiva de recorde para este ano.

Mas todo resultado tem uma estratégia por trás. E neste caso, acredito que a adoção de tecnologia no campo é o fator que mais tem contribuído para estes excelentes números. Afinal, as possibilidades são múltiplas: tecnologia para análise de solos, fertilizantes, sementes, monitoramento, controle de pragas, defensivos e até mesmo máquinas inteligentes têm sido utilizadas, sendo estes os principais responsáveis por este alto desempenho do setor.

Percebe-se então, que agora o Agro caminha para a adoção de uma tecnologia que lhe proporcione a tão falada “transformação digital”. Mas você arrisca dizer que tecnologia seria essa?

Grandes players do setor têm investido em startups e uma outra grande fatia tem formado comitês de inovação tecnológica, para que possam assim, virar a chave e acompanhar o mercado que não para de crescer nesta nova etapa.

O fato é tão verdade que despertou o crescimento acelerado de startups no Brasil. A Radar AGTech Brasil 2019, uma pesquisa realizada pela SP Venture, EMBRAPA e Homo Lundes Research and Consulting, registrou 1.125 novas startups de agronegócio. Estas são segmentadas em antes, dentro e depois da porteira e trazem as mais variadas soluções em toda a jornada do agronegócio.

Muitos ERP’s de mercado (e os caseiros também) vêm tentando buscar formas de “surfar esta mesma onda”. Após algumas tentativas, estes percebem que sozinhos não irão conseguir. E é aí que buscam fortalecer o mercado através de parcerias, para que possam entregar soluções que realmente resolvam o problema do cliente como um todo e não apenas partes dele.

Porém no meio de tantas opções e disponibilidade de tecnologia focadas na agroindústria, o consumidor do setor (produtores, cooperativas, distribuidores, agro indústria, logística etc.) acaba carregando consigo um grande desafio: integrar soluções de forma que não precisem aumentar seu custo com pessoas. E isso nos leva ao tópico deste artigo. A tal da automatização de processos.

Esta movimentação, em busca da inovação contínua e da automatização, é natural! Afinal, no campo também contamos com novas gerações, que nasceram com um celular na mão. Essa mesma geração entende que a tecnologia não é utilizada apenas para jogos, filtros nas redes sociais e vídeos, mas sim para trazer o resultado esperado. Em tempo, arrisco dizer que esta geração tem sede por tecnologia, mas apenas àquelas bem empregadas, que mostrem valor e tragam resultados positivos

Então, felizmente, hoje podemos contar com estas três letrinhas que têm salvo a lavoura: RPA (Robotic Process Automation).

Apesar do nome em inglês, a sigla nada mais é do que a automatização de processos através de trabalhadores digitais, ou robôs. Rotinas que antes aconteciam dentro de uma organização de forma padronizada e com uma periodicidade relevante agora justificam uma automação, para que a empresa deixe de usar pessoas para executar tais tarefas.

Não se preocupe, porque o uso do RPA não tomará o trabalhar de todos nós, como já discutimos neste podcast! Mas basicamente, a adoção desta nova tecnologia aproxima o agronegócio ao futuro, tornando o sonho do setor, de ser mais digital, uma realidade.

Agora fica a minha pergunta: Será que a sua empresa está prepara para este próximo passo? Entre em contato conosco para entender como utilizar o RPA (ou até outras soluções) na sua empresa e levar a inovação para o seu dia a dia, otimizando custos e aumentando a produtividade do seu negócio.

Espero que você tenha gostado do conteúdo!

Até a próxima,


AMcom

Conectamos pessoas à tecnologia para transformar vidas.

Tecnologia

Deixe o seu comentário

O seu e-mail não será publicado. Os campos marcados com * são obrigatórios.

Blumenau - SC

Rua República Argentina, 2001 Ponta Aguda - CEP 89.050-173

47 3328-9400

São Paulo - SP

Av. Rebouças, 3970, 17º andar Pinheiros - CEP 05.425-070

11 3434-6553