Blog

Tendências e novidades sobre tecnologia e negócios

13/02/2020 | 3 min de leitura

AMcom

Conectamos pessoas à tecnologia para transformar vidas.

No dia 11 de fevereiro aconteceu a abertura oficial do 25º Show Tecnológico da Coopercampos, promovido por uma das maiores cooperativas do país, focada na produção e comercialização de cereais, produção de sementes, venda de insumos e agroindústria. O evento reúne pesquisadores, engenheiros, técnicos, especialistas para compartilhar conhecimento e ideias, tirar dúvidas e apresentar o futuro da produção agropecuária e do agronegócio.

“Até o ano passado o Show Tecnológico era chamado de Dia de Campo. Com a mudança de nome o evento atraiu ainda mais o sistema financeiro rural, que esteve muito mais presente do que em anos anteriores”, disse o presidente da Cooper Campos, Sr. Luiz Carlos Chiooca, para os mais de 5300 visitantes presentes na solenidade de abertura. Estavam presentes também os principais líderes do cooperativismo catarinense, bem como a vice-governadora do estado, Sra. Daniela Cristina Reinehr, que tem dado total apoio ao agronegócio catarinense.

O presidente, em seu discurso, reforçou um pedido ao Governo do Estado de Santa Catarina para que olhe mais para os agricultores, tanto no âmbito tecnológico quanto tributário. Em relação especificamente à tecnologia, pediu aos representantes do Governo que acelerem o processo de conexão com o campo, que hoje pena em conectividade de banda e acesso à internet. Já em relação aos tributos, o Sr. Chiooca citou a grande preocupação com o fim do convênio 100 do ICMS, que por hora foi prorrogado, porém existe uma corrente a nível nacional em eliminar o convênio e começar a tributar os insumos. Esta mudança pode afetar diretamente o agronegócio e, por consequência, nós consumidores.

Um pouco mais sobre o primeiro dia de evento

No primeiro dia do evento também foi lançado o primeiro Fórum Tecnológico, que trouxe professores renomados nas principais universidades do país. Com o tema “Novos Caminhos Para a Cultura da Soja” os especialistas abordaram o crescimento exponencial das ervas daninhas e ressaltaram que os herbicidas não vêm na mesma velocidade. Este último assunto levantou uma preocupação para os próximos anos, pois desafia, ainda mais, os pesquisadores e a indústria de defensivos agrícolas.

Nesta tarde de palestras ficou um grande recado para os agricultores: “Não adianta investir em tecnologia se você não olhar a BULA e seguir as recomendações dos fornecedores” – frase que um dos professores especialistas deixou de mensagem. Foi ressaltado também que muito se gasta com pesquisa no campo para buscar uma condição ideal que tenha eficácia em sua aplicação, porém quem não atentar para as regras e procedimentos não terá eficiência, o que será um grande desperdício de tempo e dinheiro.

Sobre o evento

Este evento é o maior do estado de Santa Catarina, reconhecido em todo o Brasil e em alguns países vizinhos, trazendo muita tecnologia em todo este ecossistema. A Coopercampos promove muitas palestras com ricas informações para os agricultores. Visando conscientizá-los de que o conhecimento em novas tecnologias, permite que tenhamos uma maior produtividade na mesma área plantada e de forma sustentável sem agredir o meio ambiente.

Vale lembrar que a cooperativa comemorou no ano passado os seus 50 anos! Atualmente a Coopercampos emprega mais de 1500 colaboradores, contando também com mais de 1400 associados. A cooperativa tem ajudado muito no crescimento do agronegócio catarinense, um setor hoje que participa com mais de 70% das exportações do estado e contribui com mais de 30% da arrecadação.
 

Por Anisio Iahn | Diretor de Produtos na AMcom – originalmente publicado no LinkedIN.


AMcom

Conectamos pessoas à tecnologia para transformar vidas.

Tecnologia

Deixe o seu comentário

O seu e-mail não será publicado. Os campos marcados com * são obrigatórios.

Blumenau - SC

Rua República Argentina, 2001 Ponta Aguda - CEP 89.050-173

47 3328-9400

São Paulo - SP

Av. Nações Unidas, 8501, 17º andar Pinheiros - CEP 05.425-070

11 3434-6560