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O Boticário conta com desenvolvimento AMcom

O Boticário é considerado a maior rede de franquias de beleza do mundo, com mais de 7 mil colaboradores e mais de 4 mil pontos de vendas em 1750 cidades

Para se adequar às novas exigências legais do BNDES e aumentar a performance dos processos, a AMcom implementou uma série de melhorias no sistema legado do grupo O Boticário.

Objetivos

A AMcom teve como principal objetivo adequar o sistema legado, que abrange todas as franquias do grupo O Boticário no Brasil, às novas exigências legais do BNDES.

Além da exigência legal do BNDES, o sistema legado era pouco aderente às regras de negócio do grupo. Uma série de ajustes que culminaram em melhorias foi implementada com objetivo de aumentar a performance.

Desafios

Um dos grandes desafios foi adequar o formato do novo contrato do BNDES franquias para o cálculo da correção monetária fosse efetuado pelo Sistema Financing. As alterações permitiriam à comissão por comprometimento de crédito e IOF ser deduzida do valor do repasse do franqueado.

O sistema legado apresentou erros e problemas de desenvolvimento, exigindo a necessidade de construção de um caderno de testes completo e com evidências de funcionamento de todas as entregas.

Benefícios estratégicos

  • Garantia da integridade de informações, já que o sistema financeiro d’O Boticário é que agora garante as questões legais.
  • Transparência das informações, já que houve a construção de telas que trazem informações adicionais antes não exibidas.

Benefícios operacionais

Ganhos de produtividade em vários pontos do sistema, principalmente por conta das importações.

Lado a lado com o grupo O Boticário

Um ponto de destaque importante no projeto é que consideramos margem de erro zero desde o início do trabalho. Dessa forma, a AMcom estabeleceu como prioridade um envolvimento constante com o grupo O Boticário. Esse envolvimento resultou em interações entre os times para validação de requisitos de forma presencial, que estabeleceram laços de confiança perpetuados durante todo o projeto, garantindo a execução com excelência.

Resultados

  • Abstração da inteligência de cálculos e integração com o sistema financeiro d’O Boticário.
  • Implementação das melhorias diversas solicitadas, que resultaram em ganhos significativos de produtividade.
  • 83% de redução de tempo – a atividade de fechamento de cobrança que era realizada em 4 horas mensais passou para 40 minutos.

83% de redução de tempo

A atividade de fechamento de cobrança que era realizada em 4 horas mensais passou para 40 minutos.

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