Tem um desafio?

Entre em contato!

Sistema de Gestão Pedagógica

O SGP (Sistema de Gestão Pedagógica) da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo existe desde 2014.

A nossa jornada nessa história começa em 2018, quando a AMcom assumiu um contrato e realizou oficinas com os professores e gestores para entender os problemas, dores e efetuar o mapeamento das melhorias necessárias.

O sistema é responsável pela gestão das atividades pedagógicas, gerenciando toda a cadeia de atividades do professor e da escola. Isso quer dizer que o sistema auxilia no diário de classe (que compreende cadastro de aulas, registro de frequência e lançamento de provas e notas), no planejamento das aulas (sempre alinhado ao currículo da cidade), no fechamento das notas, na geração do boletim e até mesmo no conselho de classe que é realizado por meio da ferramenta.

O desafio

A aplicação antiga não suportava mais a carga exigida e estava em fase de esgotamento, era lento e contava com diversas funcionalidades que não conseguiam ser utilizadas ou implementadas, devido à estrutura em que foi criada.

Então um dos nossos primeiros desafios era superar um enorme gap tecnológico existente no sistema antigo.

A estratégia

Uma equipe multidisciplinar, formada por mais de 20 profissionais da AMcom e da SME, foi estruturada e optou-se então por criar um novo sistema, totalmente do zero.

Este novo sistema foi então, construído com uma visão ao longo prazo, baseado nas melhores práticas do momento, mas também considerou os aprendizados com a solução anterior e também mapeou as dores dos usuários atuais.

A solução

Como a SME de SP é a maior secretaria municipal de educação da América Latina, a primeira versão do nosso sistema foi construída para atender aproximadamente 430 mil alunos (quase metade da rede municipal) a partir do ano letivo de 2020, substituindo o sistema anterior. Nesta primeira versão homologada, eram atendidos os ensinos: fundamental, médio e EJA.

Mas a solução não parou por aí! Com entregas constantes, novas versões já foram liberadas e outras estão em andamento, sempre baseadas em práticas inovadoras de desenvolvimento ágil.

O escalonamento da aplicação sempre esteve em mente. Dessa forma, preocupados com a melhoria da performance, nossa solução continuou buscando novas frentes de evolução para que o sistema também incluísse a educação infantil, aumentando consideravelmente o número de alunos alcançados. Esse crescimento no número alunos atendidos nos faz evoluir constantemente a ferramenta para sempre garantir a melhor experiência para os usuários.

Além disso, várias funcionalidades para o PAP (Projeto de Apoio Pedagógico) também foram implementadas para auxiliar os professores, mapeando a entrada de alunos na recuperação e avaliando suas respectivas evoluções. Além disso, diversos outros relatórios foram disponibilizados e ajudam cada escola a entender o seu cenário e propor ações específicas.

Resultados

Finalmente, dentre tantos módulos, a solução entregue para a SME auxilia professores a melhorarem suas aulas, facilitando planejamentos como também atua como embasamento para gestores das escolas tomarem melhores decisões baseado nos dados da rede.

A SME também tem benefícios com o sistema, uma vez que planeja as ações a serem implementadas (como capacitação de professores e melhorias na escola) baseado nos dados retirados do sistema.

Até o fim de 2020, também será lançado um aplicativo para as famílias consultarem o boletim online dos alunos e ficarem por dentro de tudo que acontece na SME e na escola. A expectativa é de + de 500 mil usuários para esta solução.

Confira alguns outros resultados:

  • Arquitetura mais moderna, com diversas automações de processos;
  • Criação do calendário de aulas dos professores, para o ano inteiro, é realizada em segundos;
  • Cálculos de frequência centralizados;
  • Planejamentos agora podem ser replicados entre turmas de forma automática;
  • A Sondagem, um módulo que faz parte do sistema, ganhou prêmio de inovação de SP.
Sistema de gestão pedagógica
Sistema de gestão pedagógica
Sistema de gestão pedagógica

+ de 3 milhões de aulas

Lançadas no sistema, apenas em 2020.

35 mil usuários

Aproximadamente, nas 561 escolas atendidas.

SGP na pandemia

Durante esse período de distanciamento social, nosso projeto não parou! Criamos maneiras de fazer a educação presente na casa dos alunos através de atualizações:

  • Sondagem: este módulo já era existente e avalia o nível dos alunos em português e matemática. Para o pós-pandemia, uma atualização será lançada que irá avaliar o aprendizado de todos os alunos durante o período de aulas a distância e vai ajudar na implementação de ações de recuperação.
  • Em breve o Sistema de Gestão Pedagógica será integrado com o Google Classroom. A funcionalidade do Google está sendo muito utilizada durante este momento de distanciamento social e então deve ser integrada de forma definitiva ao SGP, mesmo após a retomada total das aulas presenciais.

Que tal gerar resultados semelhantes na sua instituição? Entre em contato