Blog

Tendências e novidades sobre tecnologia e negócios

25/11/2020 | 3 min de leitura

AMcom

Conectamos pessoas à tecnologia para transformar vidas.

7 práticas para otimizar os custos da sua organização  

A otimização de custos é uma necessidade constante e recorrente para qualquer tipo de negócio. Equilibrar despesas e investimentos para gerar mais resultado é a principal prioridade dos gestores. Porém, a dificuldade em manter a operação crescendo impede que muitas empresas alcancem um patamar de competitividade. 

Com o passar dos anos, as empresas então perceberam a necessidade de evoluir em suas estratégias de negócios.  E claro, também há o custo pós-pandêmico, com o qual devemos nos preocupar. Assim os CIOs precisam estar mais do que preparados para comunicar de forma eficaz sua estratégia financeira para toda a diretoria e para isso, devem ter em mente algumas possibilidades: 

  • A viabilidade e necessidade de financiamentos de médio a longo prazo para que se continuem os planejamentos de TI que impactam significativamente os resultados de negócio e crescimento da empresa; 
  • A possibilidade de novos desafios (como o atual cenário) que causam impacto financeiro que podem ou não impulsionar a eficiência na base de custos, forçando que a TI se adeque ao novo contexto e repriorizando as estratégias de negócio. 

Mas claro, antes de sair efetuando mudanças na sua organização é interessante refletir sobre algumas boas práticas para a otimização de custos da sua empresa! Então confira algumas que separamos:

1. Invista na Gestão de Relacionamento com Fornecedores (SRM)

O SRM (Supplier Relationship Management) é imprescindível para que seu negócio cumpra um bom gerenciamento de relações com os fornecedores  

Para isso, procure: 

  • saber mais sobre os fornecedores;
  • registrar dados das negociações e relacionamentos;
  • incentivar maneiras que possam acelerar e garantir um melhor fluxo de informações, que estejam ligadas à cadeia de suprimentos.

Lembre-se: quanto mais informações a sua empresa tiver, melhor será a eficiência no processo de relacionamento e compras, o que irá impactar significativamente nos custos. Se você está em busca de um SRM feito especialmente para a sua organização, veja aqui como ajudamos uma das maiores empresas do país a centralizar e desburocratizar o relacionamento com mais de 80 mil fornecedores! 

2. Inove no processo de produção 

Fique atento também a possíveis retrabalhos, atividades feitas em duplicidade e mesmo problemas de layout na fábrica. Estes também acabam impactando o resultado final da organização. 

Como hoje muitos processos de produção já podem ser automatizados, essa ação é altamente recomendada pois auxilia a diminuir os custos com mão de obra e ainda proporciona uma melhora na qualidade final do produto. Por sinal, uma das alternativas tecnológicas que têm crescido no mercado é o RPA (Automação de Processos Robóticos). Estima-se que o mercado de RPA irá atingir 2,1 bi de dólares até 2021. Leia mais sobre a tecnologia e como muitas organizações estão otimizando recursos por meio dela.

3. Tenha um mindset aberto ao uso de novas tecnologias  

A adoção de novas tecnologias e softwares podem auxiliar a sua empresa de forma exponencial. Um sistema robusto de ERP, por exemplo, pode ajudar sua empresa a estruturar processos, automatizar compras e gerar informações relevantes em tempo real, como dos cadastros, cotação, pedidos, pagamentos e recebimentos existentes. 

Mas tenha sempre em mente que um software destes deve sempre ser capaz de oferecer uma plataforma totalmente integrada aos seus processos e flexível pois é bem importante que este tipo de ferramenta impulsione a sua empresa na análise e gestão dos resultados dos procedimentos estratégicos, gerenciais e operacionais das áreas. O objetivo será sempre gerar recursos para serem usados no futuro, garantindo a sua vantagem competitiva então para isso conte com um parceiro que sabe o que está́ fazendo, porque nesse momento você precisa ao seu lado não apenas uma empresa de tecnologia, mas sim de uma empresa que que tem em seu propósito transformar vidas por meio da tecnologia. 

 

Quer saber quais são as 4 outras boas práticas? Continue lendo aqui! 

Espero que você aproveite este conteúdo exclusivo!  


Aproveite o conteúdo e até a próxima,
 rodigro strey


AMcom

Conectamos pessoas à tecnologia para transformar vidas.

InovaçãoPerformance corporativaTecnologia

Deixe o seu comentário

O seu e-mail não será publicado. Os campos marcados com * são obrigatórios.

Blumenau - SC

Rua República Argentina, 2001 Ponta Aguda - CEP 89.050-173

47 3328-9400

São Paulo - SP

Av. Rebouças, 3970, 17º andar Pinheiros - CEP 05.425-070

11 3434-6553