Blog

Tendências e novidades sobre tecnologia e negócios

23/06/2020 | 3 min de leitura

AMcom

Conectamos pessoas à tecnologia para transformar vidas.

Eficácia na geração de valor para o cliente: Como mapear o seu fluxo de valor?

Diariamente me deparo com processos de desenvolvimento de software ou administrativos, onde ambos buscam garantir que um determinado trabalho seja executado. Todos estes processos têm um objetivo em comum, que é a entrega de valor à um determinado cliente, seja ele um cliente interno (colaboradores de outras áreas da mesma instituição) ou externo (cliente, fornecedor, organizações etc.). Mas você deve estar se perguntando, como então, mapeamos esse fluxo de valor para entregá-lo para o cliente?

Hoje vamos por partes! Primeiramente, todo processo é um fluxo que busca entregar valor ao final de sua execução.Fluxo de valor

Mas afinal, o que é valor?

Valor é:

  • Algo que contribui para a forma, características ou função do produto/serviço
  • Deve ser algo que o cliente está disposto a pagar para ter, ou seja, cliente precisa da entrega para realizar outras atividades e obter benefícios.

Quando buscamos entregar valor ao cliente e conseguimos atingir este objetivo, sabemos que nosso fluxo/processo é “Eficiente”, mas a pergunta que fica é “O Fluxo é Eficaz?”.

A eficiência seria o ato de “fazer certo as coisas”, enquanto a eficácia consiste em “fazer as coisas certas.

Para sabermos se somos eficaz, precisamos analisar nosso fluxo de valor e identificar possíveis “Desperdícios”.

Desperdício é:

  • Qualquer atividade que consome recursos sem fornecer valor;
  • Se o cliente não está disposto a pagar, ou seja, não faz diferença na entrega, então temos um desperdício.
  • Algumas atividades não entregam valor, mas podem ser necessárias, como:
    • Requisitos regulatórios;
    • Atividades necessárias para execução de outras atividades de valor agregado;

Algumas atividades, durante a execução do fluxo estabelecido podem gerar desperdícios, como:

Fluxo de valor

Fluxo de valor

Fluxo de valor

Uma das maneiras de analisamos se estamos sendo eficientes no fluxo de valor, é realizando um “Mapeamento de Fluxo de Valor”. Com esta ferramenta podemos compreender desperdícios e potenciais melhorias em um processo. Vejamos abaixo um exemplo:

fluxo de valorApós criado o fluxo de valor e definido o tempo padrão para cada atividade, deve se fazer uma análise na prática coletando os tempos aplicados. Analisando nosso fluxo será descoberta as seguintes informações:

  • Tempo de Valor Agregado (Tempo do Ciclo)
  • Tempo Total (Tempo de Ciclo + Tempo de Espera)
  • PCE (Process Cycle Efficiency – Eficiência do Ciclo do Processo)

Vejamos o exemplo abaixo:

fluxo de valorAfinal… o que podemos extrair da análise acima ?

Do tempo gasto para a resolução do problema proposto, somente temos um aproveitamento de 18,91%, e nos faz refletir que estamos gastando pouco tempo nas execuções das tarefas, mas gastando muito tempo na espera entre etapas.

O Mapeamento de fluxo de valor não diz os problemas que existem no fluxo, mas os deixam mais claros e intensificam os desperdícios através de números, permitindo gerar planos de ações para suas correções.

Existem outras ferramentas que nos permitem obter outras informações e análises sobre eficiência e entrega de valor. Uma delas é o SIPOC, mas isso será tema para outro artigo.

Mas se você ficou curioso para saber como isso poderia ser aplicado na sua empresa, entre em contato conosco! Com certeza podemos trazer alguma inovação para dentro do seu negócio, tendo sempre em mente a redução de custos e recursos.

Gostou do tema? Deixe seu comentário, que em breve compartilharei mais artigos relacionados a este tema.

Até a próxima!


AMcom

Conectamos pessoas à tecnologia para transformar vidas.

Performance corporativa

Deixe o seu comentário

O seu e-mail não será publicado. Os campos marcados com * são obrigatórios.

Blumenau - SC

Rua República Argentina, 2001 Ponta Aguda - CEP 89.050-173

47 3328-9400

São Paulo - SP

Av. Rebouças, 3970, 17º andar Pinheiros - CEP 05.425-070

11 3434-6553