Agile Marketing: como as metodologias ágeis mudaram nosso marketing 

Há algum tempo identifiquei que o nosso setor estava se perdendo entre tantas demandas, de diferentes áreas, entre urgências e emergências. Com isso, veio também a perda de rendimento e o sentimento que nunca dávamos conta do que tínhamos para fazer. Cada um sabia tudo sobre seu papel, mas os prazos de suas tarefas não eram claros ao time inteiro. Nossas reuniões estavam longas, e eu sentia que a produtividade geral não estava 100%.  

Vendo como nossos projetos aqui na AMcom fluem bem e com entregas e melhorias constantes, conversei com nossos especialistas em Metodologias Ágeis e a sugestão era unânime: Letícia, você precisa implementar práticas ágeis no time! Elas farão com que todos esses desafios sejam mapeados, estruturados e consequentemente, finalizados! 

Então agora você talvez esteja questionando: o que são essas Metodologias Ágeis e elas funcionam mesmo para o marketing? 

Para início de conversa, a metodologia ágil é um conjunto de ações, valores e princípios que facilitam a tomada de decisões e tornam as estratégias mais adaptáveis e eficientes além de auxiliarem na entrega de valor ao cliente – seja ele interno ou externo 

Dentre as metodologias mais comuns estão o KanbanScrumLean, e muitas outras dos quais consiste o Manifesto Ágil. Porém, aqui na AMcom temos nosso próprio Guia Ágil. Isso quer dizer que os nossos times não trabalham apenas com uma ou outra metodologia durante um projeto, mas sim que cada projeto tem um apanhado de metodologias e indicadores que fazem sentido para aquele time em específico, e que ainda podem variar de tempos em tempos. E assim também foi conosco: criamos nosso próprio fluxo e indicadores de gestão para nos organizarmos. 

E é justamente devido ao cenário atual que uma mudança para a gestão ágil (não apenas de projetos, mas também de times) se  necessária! 

Para mim ficou claro após conversar com os Agile Coaches da AMcom que o meu time precisava disso para aumentar sua produtividade e melhor nosso engajamento com o resultado. Assim, iniciamos a implementação de algumas metodologias no nosso time, com o auxílio de dois experts no assunto. Depois de alguns dias de treinamento e dinâmicas para criação do nosso processo – tudo isso remotamente – agora podemos dizer que somos um time de marketing ágil. 

Mais do que nunca, agora sim estamos todos trabalhando em sincronia. Isso quer dizer que todos nós trabalhamos juntos, pelo mesmo desafio, facilitando a comunicação e interação do time. Mas o que eu vejo como riqueza da coisa toda são as mudanças que foram feitas. Nada foi decidido por mim e comunicado: todo o processo foi criado e testado em conjunto. 

Aqui no Marketing, agora temos um misto entre Scrum e Kanban, mais conhecido como Scrumban. Basicamente, utilizamos a ideia do quadro do Kanban para organizar nossas tarefas, mas nos apoiamos nas práticas e cerimônias do scrum para o nosso dia a dia. Como falei antes, aqui na AMcom temos nosso próprio guia de metodologias ágeis, que se adapta à rotina e ao fluxo de trabalho de cada time. 

Agora nossas reuniões diárias duram não mais que 15 minutos. E nesta reunião, não focamos mais apenas no que foi feito e no que ainda irá ser executado individualmente. Agora focamos no nosso processo e o que deve ser entregue no dia, semana e mês, como time que somos. É o nosso quadro que diz que tarefa está atrasada ou impedida e é o time que juntos, deve resolver o impedimento e seguir adiante com a entrega. Além disso, a reunião, diária e curta, faz com que o time seja engajado com o nosso propósito e foque nas entregas necessárias para colaborar no resultado da empresa.   

Algumas cerimônias também foram inseridas na nossa rotina. Hoje, fazemos três reuniões, sendo elas: 
  1. Planning – nossa reunião semanal, onde olhamos os indicadores e planejamos as terefas do mês e da semana vigente; 
  1. Daily – nossa reunião diária, de 15 min, sobre as principais tarefas do quadro; 
  1. Retrô – nossa reunião trimestral onde avaliamos nosso processo como um todo, para pensarmos em melhorias constantes. 

Por último, foi nítida a melhora na agilidade e produtividade do time. Reduzimos nossas falhas de comunicação, pois estabelecemos nossos acordos de trabalho, onde cada um tem total consciência das suas responsabilidades perante as tarefas. Além disso, centralizamos nossas informações em apenas uma plataforma, reduzindo tempo de cada um na procura por informações. 

Hoje sei que estamos com nossas tarefas muito bem organizadas e por isso, somos capazes de absorver demandas ainda maiores, mesmo com um time enxuto (8 pessoas). Mais do que isso, acredito que as práticas ágeis podem ser implementadas em qualquer time, em qualquer empresa. Então caso você tenha ficado curioso sobre como isso funcionaria na sua empresa, podemos fazer um benchmarking!

Nosso time de especialistas em Ágil também estão à disposição para colaborar nesse processo, que realmente muda nosso jeito de fazer entregas e trabalhar como time.

Espero que você tenha aproveitado a leitura e que conte conosco para colocar em prática as metodologias ágeis na sua empresa! 

 

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