Blog

Tendências e novidades sobre tecnologia e negócios

11/02/2021 | 3 min de leitura

AMcom

Conectamos pessoas à tecnologia para transformar vidas.

Metodologias Ágeis: como usá-las e quais os benefícios? 

Há algum tempo, as metodologias ágeis vêm sendo usadas em diversas áreas e setores, para além das equipes de TI. Assim, as práticas ágeis buscam compreender times multidisciplinares, experimentação de projetos, decisões baseadas em dados, ciclos curtos de desenvolvimento e muito trabalho em rede e cooperação.  

E uma vez que os processos começam a rodar, fica nítido para as equipes os ganhos e benefícios. Então hoje, queremos abordar melhor sobre essas práticas, quais os benefícios que elas agregam para os times e alguns motivos de porque a sua empresa deveria aderir. Então primeiramente: 

O que são as metodologias ágeis? 

De forma geral, a metodologia ágil é um conjunto de ações, valores e princípios que facilitam a tomada de decisões e tornam as estratégias mais adaptáveis e eficientes. Além disso, as práticas procuram auxiliar na entrega de valor ao cliente – seja ele interno ou externo.   

Dentre as metodologias mais comuns estão algumas que você provavelmente já ouviu falar, como: o Kanban, o Scrum e o Lean. Mas claro que estas são apenas três de muitas outras dos quais consiste o Manifesto Ágil. E falando nele, o Manifesto Ágil se constitui de 12 princípios, além de a metodologia também se apoiar em 4 valores básicos que devem ser respeitados pelos times: 

  • Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos; 
  • Responder a mudanças mais que seguir um plano; 
  • Indivíduos e interação mais que processos e ferramentas; 
  • Software em funcionamento mais que documentação abrangente. 

Esses 4 valores devem ser difundidos por todo o time/empresa pois serão eles que irão disseminar a cultura ágil, fazendo com que se alcancem os objetivos desejados. 

Inclusive, aqui na AMcom levamos os 4 valores muito a sério! Nossos projetos são todos de escopo aberto, possibilitando uma maior colaboração com o cliente e flexibilizações rápidas em casos de mudança. Além disso, nosso processo tem como centro o foco na valorização dos times, inclusive com o apoio da equipe dos clientes para uma melhor fluidez no projeto. Por último, ainda que a nossa documentação seja altamente completa, sempre sugerimos testes e MVPs antes de tomar qualquer decisão no caminho do projeto. 

Devido ao cenário atual, muitas empresas têm se voltado para o ágil como uma forma prática de se atingir uma mudança na gestão, que muitas vezes não é mais apenas de projetos, mas também de times. Aqui na AMcom temos nosso próprio Guia Ágil, mas vamos falar mais sobre isso depois. 

Por que a sua empresa deveria aderir? 

Agora que entendemos melhor o que são as metodologias ágeis, pare e reflita! Você provavelmente já se deparou com situações em que o time se vê extremamente exausto, gastando mais tempo do que o esperado em determinadas tarefas ou ainda realizando tarefas desnecessárias. Além disso, as vezes a situação acaba levando para a baixa qualidade nos projetos e um não cumprimento das metas. Você com certeza já vivenciou algo assim, correto? 

Agora, vamos ver alguns números… 

Segundo um estudo da MIT Tech Review, 94% das empresas ganharam maior velocidade de entrega após adotarem práticas ágeis. Em outras palavras, a pesquisa mais recente da Digital.AI (com mais de 40.000 usuários de práticas ágeis ao redor do globo) revelou que 51% das empresas e/ou usuários afirmaram fazer uso da agilidade para o aumento de produtividade dos times. 

Além disso, o estudo (Digital.AI) também relatou que 84% das empresas participantes acreditam que estão abaixo da linha de excelência com as práticas ágeis, o que demonstra uma possível tendência de melhoria e atenção para este assunto em 2021. Mas claro, a metodologia ágil não deve ser implementada apenas pela tendência, mas sim porque as práticas levam a empresa a perceber diversos benefícios, como por exemplo, a diminuição de riscos no desenvolvimento dos projetos de tecnologia. 

Então afinal: quais são os principais benefícios das metodologias ágeis? 

De acordo com a pesquisa da Digital.AI, 63% das empresas entendem que as práticas são excepcionalmente importantes para melhorar habilidades acerca da gestão de mudanças. Isso porque as mudanças dificilmente são encaradas positivamente nas empresas, e ao se implementar as práticas ágeis, aprende-se a lidar com a mudança mais fácil e rapidamente. Mas com certeza os benefícios vão além: 

  • Visão de progresso: Todo o time tem visão daquilo que estão construindo juntos e em que pé estão as tarefas. Ainda que cada um no time tenha o seu papel, uma vez que o progresso é monitorado como um todo e também constantemente, em cada etapa, a qualidade final do projeto também é constantemente avaliada. Isso é um dos grandes benefícios, uma vez que essa análise recorrente do progresso diminui a margem de falhas e/ou erros.
     
  • Transparência no processo: Novamente, como todo o time tem visão do que está sendo feito, e por contar com uma estrutura previamente definida, as metodologias ágeis acabam beneficiando os times com uma enorme transparência de todo o processo. Para saber mais continue lendo até chegar na maneira AMcom de fazer Agile que você vai entender.
     
  • Entregas contínuas: Ao se optar pelo modelo de trabalho baseado nas práticas ágeis é possível, para os times, encurtar os ciclos de vida dos projetos. Isso é visto com bons olhos, uma vez que o dia a dia de projetos são dinâmicos e precisam de uma certa flexibilidade. Assim, as empresas têm dado preferência por processos divididos em etapas (ou sprints) com entregas ao final de cada uma, lançando ou melhorando sistemas, módulos, serviços e/ou produtos mais rapidamente.
     
  • Entregas de alta qualidade: Logicamente, uma vez que a equipe tem visão do projeto como um todo, trabalha com transparência e sabe o que precisa entregar e quando, as entregas consequentemente são de maior qualidade. Além disso, o uso das práticas ágeis não só encoraja, como garante, a cooperação entre as equipes, o que gera maior engajamento no projeto como um todo. 

Quer saber de mais benefícios, na prática? Escute o episódio do AMcast sobre metodologias ágeis aqui!  

E se você chegou até aqui, talvez esteja curioso(a) para entender mais sobre o jeito AMcom de se fazer agile! Confira mais abaixo: 

Jeito AMcom de fazer agile:

Aqui na AMcom já trabalhamos com as metodologias ágeis há algum tempo, uma vez que identificamos que são nessas práticas que encontramos o caminho para a produtividade das nossas equipes, além de todos os outros benefícios que apresentamos anteriormente.  

E assim, ao passar do tempo, acabamos criando a nossa própria forma de “fazer agile“, onde estruturamos um processo exclusivo, baseado em diversas práticas do manifesto ágil e também na nossa experiência com a metodologia. E quem já trabalhou conosco sabe como é a experiência. 

Inclusive, um grande cliente do setor de energia passou por um processo de mudança no modelo de gestão de um dos projetos e, contando com o uso de práticas ágeis, obteve 100% de aproveitamento, entregando o dobro de funcionalidades, em menos tempo do que o planejado. Leia mais sobre aqui! 

Mas o que queremos dizer com o nosso próprio jeito de fazer agile 

Bom, primeiramente isso significa que os nossos times não trabalham apenas com uma ou outra metodologia durante um projeto, mas sim que cada projeto tem um apanhado de metodologias e indicadores que fazem sentido para aquele time em específico (e que ainda podem variar de tempos em tempos). Além disso, a cada nova squad novos fluxos e indicadores de gestão são criados, especificamente para a organização do projeto. E para nós, é apenas por meio dessas definições específicas de cada time que se torna possível atingir os benefícios que citamos anteriormente. 

Nosso Framework 

E é claro que derivado da nossa forma de trabalhar com as metodologias ágeis também surgiu o nosso próprio framework, que se baseia em 5 etapas principais.

framework metodologia ágil amcomCada etapa presente em nosso framework possui um objetivo que contribui para a saúde do projeto em sua concepção, falarei um pouco sobre cada etapa: 

  • Concepção:

    A etapa de concepção destina-se ao entendimento da necessidade do cliente, idealização da solução, uma prototipação de baixa fidelidade, arquitetura da solução proposta, validação de informações com o cliente e elaboração de proposta comercial quando necessária.  Para a etapa recomenda-se o envolvimento de alguns papeis para ganho efetivo nas tomadas de descrições, como (Analista de Negócios, Designer UX, Arquiteto e desenvolvedor). Todos os papeis contribuirão positivamente para o entendimento e amadurecimento dos projetos, mesmo que sua proposta já esteja muito bem definida, sem haverá ajustes e melhorias.
     

  • Pré-Setup: 

    Nesta etapa nos preocupamos com definição clara dos objetivos do projeto, formação do time que atuará no mesmo, realizar todos os alinhamentos de equipe em prol do entendimento e acordos de trabalho para garantir a entrega de valor ao cliente desde os dos primeiros ciclos de desenvolvimento (Sprints). Neste momento também analisamos quais as melhores metodologias a serem utilizadas, ou até mesmo parte delas, juntamente com seus indicadores necessários para garantir o melhor acompanhamento. Caso seja necessário realizar alguma dinâmica para o melhor entendimento do time sobre o projeto, ainda nesta fase é possível a realização, ou seja, o time se preocupa realmente com o que realizará nas etapas subsequentes. E com todas estas novas definições, é realizado uma reunião de KickOff do Projeto, onde o cliente fica ciente de tudo que foi construído e assim definido o início das atividades operacionais de construção do projeto.

     

  • Setup do Projeto:

    Aqui o time se concentrará em configurar todas as ferramentas necessárias para o início do desenvolvimento, revisará novamente o escopo definido a fim de lapidar possíveis falhas, construirá as estórias de usuário paras as primeiras sprints (aqui é importe ressaltar que o time não trabalhará mais do que necessário para as primeiras entregas de funcionalidades, diante que visões muito futuras podem gerar retrabalho ao time o que impactará em atrasos. Após todo o material construído para Sprint 1 e 2, o time fará o refinamento técnico e estimará o esforço necessário.

     

  • Execução:

    Essa fase é a que denominamos “Mão na massa, aqui o time aplica as metodologias acordadas e inicia seu processo de desenvolvimento, seja ela no modelo incremental (Scrum) ou iterativo como o Kanban. São realizadas as cerimonias necessárias para planejamento, acompanhamento, entrega e retrospectiva dos trabalhos executados. Todas possuem seus propósitos específicos, mas todas buscam garantir que o cliente esteja recebendo um incremento de produto com valor e totalmente funcional. Paralelo a estas ações do time de desenvolvimento o time de negócio continua trabalhando junto com o cliente para garantir que o backog do produto seja incrementado e que as sprints futuras possuam material suficiente para que time possa continuar evoluindo. Esta fase de execução pode durar o tempo que for necessário, diante do escopo e prazos acordados.

     

  • Encerramento:

    Esta fase não será menos importante que as demais, para todo projeto realizado pela AMcom, precisamos garantir que o que entregamos foi satisfatório pelo cliente e receber o De Acordo dele, com isso podemos realmente comemorar as entregas e ter o sentimento de entrega de valor ao cliente, cumprindo o que prometemos na etapa inicial. 

Inclusive, recentemente nosso time de marketing passou por esse processo, e após muito analisar seus projetos, hoje se tornou um time de alta performance, utilizando práticas ágeis. Aqui na AMcom, estamos sempre preparados para auxiliar times e organizações a desempenharem o seu melhor, sempre buscando aumentar a produtividade e diminuir os custos dos processos.  

Então se você ficou curioso para saber como isso poderia ser aplicado na sua empresa, entre em contato conosco! Podemos auxiliar a sua organização trazendo muita inovação para dentro do seu negócio, com a redução de custos e recursos sempre em mente!  

Gostou do artigo? Então não perca a chance de saber mais sobre as metodologias ágeis! Recentemente lançamos uma trilha de conteúdos específicos sobre o tema para impulsionar a adoção nas empresas.    

Então inscreva-se para receber todos os conteúdos exclusivos do ano, sempre em primeira mão.  

Até a próxima! 


AMcom

Conectamos pessoas à tecnologia para transformar vidas.

Tecnologia

Deixe o seu comentário

O seu e-mail não será publicado. Os campos marcados com * são obrigatórios.

Blumenau - SC

Rua República Argentina, 2001 Ponta Aguda - CEP 89.050-173

47 3328-9400

São Paulo - SP

Av. Rebouças, 3970, 17º andar Pinheiros - CEP 05.425-070

11 3434-6553