Blog

Tendências e novidades sobre tecnologia e negócios

26/03/2020 | 3 min de leitura

Estamos vivendo um momento atípico, onde tivemos que aprender e nos adequar rapidamente e bravamente. Neste período de maior isolamento social é importante ficarmos atentos para nossos hábitos do dia a dia e focarmos em nossa saúde mental, visto que toda essa situação, diante de um cenário novo e desconhecido, gera níveis de ansiedade mais elevados.

No mundo corporativo, cada vez mais as organizações estão olhando para a questão da qualidade de vida no ambiente de trabalho. Além do aspecto profissional, propor para seus colaboradores atividades que os apoiem no bem estar emocional é de suma importância, visto que as pessoas nas organizações, como são na AMcom, devem ser a pauta principal.

Ao mudarmos nosso espaço físico, pensamos na qualidade de vida e satisfação de todos os nossos profissionais.  Entendemos que o ambiente de trabalho deve ser confortável e aconchegante, visto que você passa boa parte de sua vida dentro dele. Demos voz aos nossos makers e construímos uma nova sede, pensada com a junção dos desejos de todos. Adotamos algumas boas práticas para tornar ainda melhor a jornada de trabalho, como:

  • Horário flexível,
  • Ginástica laboral,
  • Treinamentos internos,
  • Estímulos à alimentação saudável,
  • Palestras diversas – sejam sobre temas técnicos, como voltados a qualidade de vida e bem-estar,
  • Incentivo as micro pausas para relaxamento, usufruindo assim de nossa cadeira de massagem, naap room e jogos de mesa!

Nosso modelo de negócio conta ainda com uma particularidade, quando falamos sobre gestão de pessoas. A AMcom possui vários colaboradores em clientes, atuando diretamente nessa ponte e intercâmbio tão importante. Dessa forma procuramos replicar as ações internas feitas na sede para esses makers, com uma coordenadoria de alocação trazendo todas as demandas juntamente com o cliente para o bem estar de todos!

Dicas práticas para home office

Com esse novo cenário que se apresenta, continuar pensando na saúde integral de nossos makers mesmo atuando no formato remoto é nosso foco, por isso listei aqui algumas dicas que podem te ajudar a melhorar o enfrentamento desse período e passarmos por isso de uma maneira produtiva e saudável, em todos os aspectos:

  • Crie uma rotina, com horários tanto para o trabalho, quanto para o lazer e os momentos em família.
  • Esteja em contato constante com sua liderança e com seu time, facilitando a comunicação e o andamento das atividades por parte de toda a equipe.
  • Fique atento a sua agenda, para não perder nenhum compromisso importante.
  • Esteja com sua estação de trabalho montada em lugar aconchegante e confortável,facilitando assim a continuidade e desenvolvimento das suas atividades.
  • Pratique alguma atividade física, isso ajuda você a diminuir níveis de ansiedade e estresse e estimular sua saúde física. Você encontra facilmente no Youtube e Instagram vídeos com treinos para praticar em casa: de yoga a treinamento funcional, tem para todos os gostos!
  • Medite, é importante para manter sua saúde mental em dia. Tirar um tempo para esvaziar os pensamentos nessa época de muitas informações, tenho certeza de que vai ajudar a suavizar o momento!
  • Tire um tempo para colocar a leitura em dia, com as obras que ainda faltam terminar ou as que estão na estante esperando para serem lidas.
  • Estude! Estamos tendo uma oportunidade única para colocar nossos estudos em dia. Com a rotina do dia a dia agitada, deixamos essa pauta de lado. Vamos em frente!
  • Se aproxime das pessoas através da tecnologia, apoiando sua família que não está perto de você, seus amigos, colegas de trabalho e conhecidos! É um momento onde a tecnologia está aí para conectar e criar laços de empatia cada vez mais fortes entre as pessoas.

Dicas dos Makers para home office

Mas, nossas dicas não param por aqui! Decidimos incentivar os makers a compartilharem dicas sobre esse momento de adaptação. Afinal, está sendo uma novidade para todos nós, e sabemos que muitas vezes uma pequena prática, rotina ou ritual pode ajudar muito alguém que também está vivendo este momento de adaptação. Confira as dicas que recebemos:

  • Tente trabalhar num ambiente separado do resto da família para evitar distrações. – Emerson Torres de Amorim
  • Procure um local da casa tranquilo e confortável. Desligue a TV, rádio ou outra distração (comporte-se como se estivesse no escritório). Execute suas tarefas como de costume. – Eduardo Martins Bufaino
  • Deixe o espaço organizado. Independente do fato de estar em casa, siga as mesmas rotinas antes de ir trabalhar. Televisão desligada. – Felipe Ricardi de Souza
  • O “comprometimento” com a equipe fica mais evidenciado por conta de realmente ter a certeza que houve o entendimento correto da mensagem da solicitação, de forma ao termino da reunião as dúvidas tenham sido solucionadas, foco total ao assunto discutido. – Marlete Hille
  • Antes de qualquer coisa, você precisa exercer a disciplina e realmente segui-la, ela vai lhe conduzir de forma estruturada o seu trabalho e sua produtividade, importante que a família também conheça esta disciplina para que você tenha êxito neste momento, não é difícil, quem tem criança muito pequena e que o casal trabalha é mais complicado mas nada que não consiga conciliar e revezar os momentos e priorizar suas tarefas. – Anísio Iahn
  • Tenha o sistema de comunicação oficial da empresa instalado no celular, com todos os contatos que você poderá precisar nesse período de home office. Assim, a comunicação assíncrona se torna mais eficiente e a produtividade não cai pela falta de alguma informação simples e rápida que pode destravar uma tarefa. – Thiago Honorato
  • Principalmente foco. É importante focar nas atividades a serem feitas, e mesmo com toda a família em volta, é preciso ficar concentrado nos prazos e atividades. Colocar uma música bem alta e sentir a tranquilidade de estar em casa, não só para se proteger, mas também a sua família. – Jeferson Ribeiro dos Santos
  • Local de preferência isolado do resto da casa/apartamento, silencioso, confortável, com ar condicionado (aqui em Blumenau é muito quente), ter rotinas, estabelecer metas diárias, se comunicar com o time. – Maicon Wissmann Moureira
  • Mantenha a rotina com se você estivesse no escritório. – Miguel Ferreira Marques
  • Estabeleça um horário de trabalho. Se você não estabelece um horário de trabalho dentro da sua própria casa, você acaba se sentindo trabalhando 24 horas por dia. Crie uma rotina como se você estivesse no escritório, com horários certos de almoço, de café, de entrada e de saída. Seu cérebro precisa de segurança e segurança só é possível com rotina. – Marcos Mamede de Souza Rezende
  • Ter muito claro suas metas diárias ajudam a manter o foco e terminar o dia com sensação de dever cumprido 😉 – Leticia Roveri

Espero que essas dicas possam te ajudar de alguma forma a passar por este momento com muitas lições aprendidas. Sabemos que em breve tudo. Neste período de tantas mudanças e incertezas, a tecnologia nos permite estar conectados, sermos produtivos, fazer acontecer mesmo com os times à distância. Seguimos!


Institucional

Deixe o seu comentário

O seu e-mail não será publicado. Os campos marcados com * são obrigatórios.

Blumenau - SC

Rua República Argentina, 2001 Ponta Aguda - CEP 89.050-173

47 3328-9400

São Paulo - SP

Av. Rebouças, 3970, 17º andar Pinheiros - CEP 05.425-070

11 3434-6553