RPA e Trabalhadores digitais: A quarta revolução industrial

RPA e Trabalhadores digitais: A quarta revolução industrial

O uso de tecnologias e RPA deverá apoiar negócios que buscam conquistar redução de custo e aumento de produtividade através da automação com os trabalhadores digitais.

Na Europa nos séculos XVIII e XIX, a revolução industrial alcançou um alto índice de produtividade na produção de manufaturas. E alinhado à história, o mundo vem mostrando que estamos passando por mais um período de desafios e aceleração de adoção de novas tecnologias.

Atualmente somos aproximadamente 7,7 bilhões de pessoas, vivendo em um cenário de pandemia sem precedentes, que nos empurra para mais uma evolução em nossa história. De acordo com especialistas, estamos vivendo a quarta revolução industrial, onde a automatização terá um papel essencial, sendo um dos principais condutores desta evolução.

Assim, entende-se que as inovações neste período precisam ser orientadas à redução de custo e ao aumento de produtividade, oferecendo às empresas, um certo fôlego para este período tão difícil. E é aí que entra o RPA.

Dessa forma, hoje, é possível utilizar a automação para processos e oferecer maior produtividade e assertividade para os negócios. Para isso, o Robotic Process Automation (RPA) vem sendo utilizado cada vez mais com a capacidade de executar tarefas e criar dezenas ou centenas trabalhadores digitais. Os robôs, ou trabalhadores digitais, podem executar inúmeras tarefas interruptamente diminuindo a necessidade do contingente humano para atividades repetitivas, sem prestígio à inteligência humana.

Acredita-se que até 2024, as organizações reduzirão seus custos operacionais por meio da combinação de: processos operacionais redesenhados e tecnologias de hiperautomação .

Por isso, é possível especular que os benefícios esperados pelos líderes de tecnologia em processos automatizados são:

1. Reduzir a possibilidade de erros humanos;
2. Prover qualidade nos dados gerados;
3. Aumentar a produtividade das equipes e tarefas;
4. Aumentar a disponibilidade das empresas;
5. Diminuir o quadro de colaboradores;
6. Priorizar atividades de alto valor ao negócio.

Neste momento, é crucial que as empresas sejam assertivas nas iniciativas tecnológicas! A adoção de RPA também tem desafios como a definição de ferramentas, metodologias e processos. Porém, uma vez que estes desafios sejam ultrapassados, o RPA poderá ajudar a diferenciar as iniciativas vitoriosas.

Por fim, entendo que neste momento, as novas tecnologias devem ser estratégicas para alcançar redução de custo e aumento de produtividade, sempre por meio de soluções de inteligentes que façam a empresa evoluir.

Se você acredita que precisa deste tipo de solução para a sua empresa, entre em contato com a AMcom por aqui, ou me chame para uma conversa no LinkedIn! Juntos podemos descobrir como levar a automação de processos para a sua empresa, possibilitando ao mesmo tempo um aumento no diferencial estratégico.

Obrigada pela atenção e até breve,

 

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